Uma sudanesa foi detida num restaurante a 3 de Julho por usar calças. Luta pela anulação do artigo 152º do Código Penal, preferindo a prisão
Uma sudanesa foi detida num restaurante a 3 de Julho por usar calças. Luta pela anulação do artigo 152º do Código Penal, preferindo a prisãoLoubna ahmed al-Hussein insiste na luta pelos direitos das mulheres sudanesas. Prefere ser presa a pagar uma caução de 200 dólares que considera injusta. a sudanesa foi, inicialmente, condenada a 40 chicotadas por ter usado calças num restaurante, o que a lei religiosaislâmica [Charia] proíbe. a sanção foi agora revogada e substituída por uma multa.
a jornalista poderia ter escapado ao processo judicial, por integrar o departamento de comunicação da missão das Nações Unidas no Sudão. Preferiu despedir-se do cargo que lhe conferia imunidade, para assim chamar a atenção da comunidade internacional e denunciar uma lei que considera humilhante para as mulheres. a esta campanha,juntaram-se várias organizações de defesa pelos direitos humanos.
a alteração da sanção inicial mostra que a decisão de Loubna não foi em vão e que as suas acções estão a serbem sucedidas. após a audiência de 7 de Setembro, Loubna mostrou-se mais decidida do que nunca em atingir o seu objectivo: a abolição das leis sobre o vestuário feminino. apesar dos advogados de defesa terem insistido no pagamento da multa, recusou fazê-lo. Loubna foi levada pelas autoridades para a prisão de Omdurman, a norte da capital, onde poderá permanecer durante um mês.