a falta de meios financeiros é o principal problema. O governo pediu ajuda internacional para o financiamento de um programa de 35 milhões de euros
a falta de meios financeiros é o principal problema. O governo pediu ajuda internacional para o financiamento de um programa de 35 milhões de eurosUma legislação alimentar adequada permanece inútil se não existem recursos estatais suficientes para assegurar as intervenções necessárias – declarou o relator especial das Nações Unidas, paraa alimentação. Olivier Schutter encontra-se na Guatemala,país com a maior população da américa Central, para avaliar a situação da segurança alimentar. Metade da população vive na miséria. as fortes secas colocam em risco a vida de 300 mil famílias, avança a agência missionáriaMISNa.
O responsável verificou que a maioria das pessoas afectadas pela fome, também sofriam de discriminação e marginalidade. a principal barreira às leis existentes são a falta de meios financeiros e estratégias para conseguir chegar às populações mais pobres. O governo pediu ajuda económica internacional para o financiamento de um programa alimentar urgente. São necessários 35 milhões de euros.
O Corredor Seco, que reúne vários distritos, a oeste do país, é a região mais afectada pela crise alimentar. Os agricultores perderam até 60 por cento das colheitas de milho e feijão, devido à falta de chuva. Cerca de 20 crianças morreram na sequência de problemas ligados à desnutrição, desde o início do ano.