a exploração abusiva de recursos naturais em territórios indígenas originou graves conflitos. O Comité para a Eliminação da Discriminação Racial exorta o estado a agir
a exploração abusiva de recursos naturais em territórios indígenas originou graves conflitos. O Comité para a Eliminação da Discriminação Racial exorta o estado a agiras Nações Unidas pediram ao governo peruano para proibir a exploração de petróleo e outros recursos em territórios indígenas sem o consentimento dos mesmos. a recomendação integra um relatório do Comité para a Eliminação da Discriminação Racial (CEDR), publicado recentemente. O órgão das Nações Unidasesteve reunido com uma delegação do governo e outras organizações do Peru, num encontro em Genéve [Suíça], durante o passado mês de agosto.
O Comité mostrou-se preocupado com a onda de violência verificada a norte do país, resultado da exploração abusivade terras aborígenas. Segundo a Survival, que defende os direitos dos índios,apelou o Peru a investigar com neutralidade os confrontos que resultaram em 30 mortes, na região amazónica de Bagua. Para o efeito, deveria nomear uma comissão independente, incluindo representantes indígenas, que procedessem a uma avaliação objectiva e imparcial.
O relatório periódico do Peru sobre a situação do país, na erradicação da discriminação racial, foi alvo de forte críticas de organizações governamentais peruanas. O CEDR pediu esclarecimentos sobre questões, como a protecção das populações aborígenes, que teriam ficado sem resposta.
O director da Survival apelou o dirigente do Peru, alan García, a acabar com a sua política divisória da amazónia. Recentemente, o congresso peruano revogou dois decretos de lei que possibilitavam a exploração de recursos naturais em Bagua. O facto foi considerado uma vitória pelos indíos.
O Comité para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD) foi criado pelas Nações Unidas, após a ratificação da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, em 1965. Pretende fiscalizar e rever as acções dos Estados na área dos direitos humanos.