Novo governante japonês, Yukio Hatoyama, pretende reduzir os gases poluentes em 25 por cento até 2020. é o contribuo do Japão para a cimeira de Copenhaga
Novo governante japonês, Yukio Hatoyama, pretende reduzir os gases poluentes em 25 por cento até 2020. é o contribuo do Japão para a cimeira de CopenhagaComo meta a médio prazo, pretendemos atingir uma redução de 25 por cento da emissão de gases em 2020 relativamente a 1990, afirmou Yukio Hatoyama. O recém-eleito irá assumir o cargo de primeiro-ministro a 16 de Setembro.
Taro aso, que vai cessar funções, tinha dito, em Junho passado, que o Japão pretendia reduzir a emissão de gases CO2 apenas em cerca de oito por cento até 2020 e relativamente a 1990. Nessa altura choveram as críticas vindas dos grupos ambientalistas.
O Japão vai apresentar os seus objectivos na cimeira internacional que terá lugar em Copenhaga, em Dezembro próximo. Os participantes vão tentar atingir os objectivos do protocolo de Kioto, que termina em 2012. O Japão é a segunda economia do mundo e o quinto maior emissor de gases de efeito estufa responsáveis pelo aumento da temperatura mundial com efeitos no degelo e na mudança do clima.