Estudante grego fez a descoberta, na biblioteca do mosteiro de Santa Catarina, no Sinai, de um fragmento perdido da Bíblia mais antiga, chamado Codex Sinaiticus
Estudante grego fez a descoberta, na biblioteca do mosteiro de Santa Catarina, no Sinai, de um fragmento perdido da Bíblia mais antiga, chamado Codex SinaiticusNikolas Sarris encontrou o importante documento, durante o trabalho de investigação para a sua tese de doutoramento. as origens do Codex são pouco conhecidas. Há quem afirme que tenha sido escrito no Egipto, associando-o às 50 cópias da Bíblia encomendadas pelo imperador romano Constantino no ano 300 depois de Cristo, após a sua conversão.
O estudioso Konstantin von Tischendorf achara, no mesmo mosteiro, o precioso documento entre 1844 e 1859. Neste espaço de tempo o estudioso alemão conseguiu descobrir folhas de pergaminho que permitiram reunir grande parte do antigo Testamento e todo o Novo. Nikolas Sarris reconheceu agora, casualmente, o fragmento da Bíblia do Sinai, enquanto examinava, na biblioteca do mosteiro, uma série de fotografias de manuscritos.
Entre outras descobertas, apreendeu que o fragmento fora restaurado e incorporado num volume do século 18º. O estudante grego contactou com o bibliotecário do mosteiro que confirmou que se tratava, na verdade, de um pedaço de pergaminho pertencente à Bíblia antiga. apenas uma parte do texto é visível, devido ao trabalho de restauração, podendo a outra parte encontrar-se escondida nos planos inferiores do trabalho restaurado.