Estavam detidos desde 6 de agosto, acusados de difamação e publicações indevidas. Em causa estava a divulgação de um comunicado sobre o homicídio de outro jornalista
Estavam detidos desde 6 de agosto, acusados de difamação e publicações indevidas. Em causa estava a divulgação de um comunicado sobre o homicídio de outro jornalistaForam libertados, a 3 de Setembro, os seis jornalistas da União de Imprensa da Gâmbia, detidos no início de agosto, adiantam os Repórteres Sem Fronteira. Tinham sido condenados a 2 anos de prisão, pela publicação de um comunicado sobre a implicação do governo na morte de outro jornalista, em 2004. Sobre os seis recaiam acusações de difamação e publicações impróprias. Cinco trabalhavam no jornal The Point.
a rede de televisão governamental GRTS informava, no mesmo dia, que os três prisioneiros seriam libertados, no final da tarde. Segundo a emissora, terão sido agraciados pelo presidente, Yahya Jammeh, por estarem em período de Ramadão. a Organização Repórteres Sem Fronteira congratula-se com o facto. Contudo, recorda que a injustiça suportada pelos reconhecidos seis jornalistas não deve cair em esquecimento por causa deste feliz acontecimento. Passaram, todos, um mês na prisão, longe dos seus familiares, e para alguns, com risco de vida, declararam os RSF.
O assassínio de Deyda Hydara, um dos mais respeitados jornalistas do país, em 2004, esteve na origem das detenções. O correspondente dos RSF, na Gâmbia, era amigo de um dos detidos e dirigia o jornal independente, The Point. Um relatório da organização, em 2004, incluía o homicídio do jornalista numa série de ataques violentos a órgãos de comunicação independentes.