O recrutamento de crianças por grupos armados obriga comunidades indígenas a fugirem das suas terras para outras localidades. algumas correm sérios riscos de extinção
O recrutamento de crianças por grupos armados obriga comunidades indígenas a fugirem das suas terras para outras localidades. algumas correm sérios riscos de extinçãoNa Colômbia, na região de Vaupés, junto à fronteira com o Brasil, várias comunidades indígenas estão em risco, devido à presença de grupos armados ilegais. O recrutamento forçado de crianças pelos rebeldes tem sido o principal problema. Muitas famílias indígenas preferem fugir para outras regiões, a ficarem sem os seus filhos. Segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 500 famílias tiveram de abandonar os seus lugares de origem, em 2008. No mesmo ano, 42 menores foram retirados aos seus pais.comunidades indígenas, já com poucos membros, correm sérios riscos de extinção. Os Pizamira com apenas 50 pessoas são o caso mais preocupante.
Os recrutamentos nem sempre são efectuados com violência. algumas crianças cansadas de uma vida dura e com poucas oportunidades, acabam por ceder às promessas dos rebeldes e segui-los. Qualquer recrutamento de menor é definido como forçado pelas normas do direito internacional. Vaupés abriga um total de 27 comunidades aborígenes. Trata-se de uma região isolada, com 50 mil quilómetros quadrados, de difícil acesso. Índios com uma língua e cultura própria que sempre viveram isolados, podem não conseguir sobreviver a um deslocamento forçado.