Fátima é uma cidade onde os cristãos se reúnem para orar e reflectir, daqui devem partir com o coração recarregado de amor para a vida
Fátima é uma cidade onde os cristãos se reúnem para orar e reflectir, daqui devem partir com o coração recarregado de amor para a vidaDecorreu de 1 a 4 deste mês o VI Simpósio do Clero em Portugal.como o nome indica, teve como destinatários os pastores da Igreja e aqueles que se preparam para o ser. Reuniu mais de 800 participantes, entre presbíteros, diáconos e os seus bispos. Foi uma semana de reflexão em redor do tema Reaviva o dom que há em ti.
Esta reunião – muito importante na vida da Igreja – foi inserida no contexto de procura de uma formação permanente que implica a criação de uma cultura ainda ausente. É uma questão de mentalidade, que deverá motivar todos aqueles que se dedicam à Igreja, de molde a enfrentar os desafios que diariamente se põem a cada um de nós, enquanto povo de Deus.
O padre, seja qual for a sua responsabilidade hierárquica, tem que ser obrigatoriamente o farol do povo cristão, pois ele é simultaneamente discípulo de Cristo e seu missionário. Mesmo sendo humano, tem pouco espaço para errar, pois por pequeno que ele seja torna-se em grande escândalo para o povo, dado que vê nele o mensageiro de Cristo, cujo exemplo deve personificar.
Em jeito de conclusão, foi referido que Os caminhos a percorrer para a Igreja responder aos novos desafios do mundo de hoje não estão ainda bem definidos e traçados. Temos de utilizar a lucidez na análise do que se apresenta, e a paciência misericordiosa para enfrentar as incompreensões.
Contudo, os desafios são isso mesmo: desafios. São algo de concreto que todos nós, leigos e consagrados vivemos no dia a dia e aos quais teremos que dar resposta. O povo cristão – e até aqueles que não seguem o ideal – tem os olhos postos em nós, perscrutam cada uma das nossas acções e facilmente nos julgam, com ou sem razão.
O Concílio Vaticano II que se realizou entre 1962 e 1965 produziu documentos muito importantes na tentativa de renovar a Igreja, mas os seus resultados parecem estar aquém do desejado. Daqui decorre uma enorme responsabilidade de todos os pastores da Igreja na reflexão interior, com a obrigação consequente de mais tarde a exteriorizar naquilo que é primordial para o conhecimento do povo cristão.
Quisemos referir este evento pela sua importância, mas não o são menos os diversos cursos de formação que outras entidades religiosas ou laicas levam a efeito durante o ano em Fátima. Para além do religioso, estamos a lembrar-nos de outros sectores, como o caritativo, social, saúde, para além de outros de índole profissional, comercial e turística.
Fátima é uma cidade de acolhimento para todos, independentemente do seu cariz religioso, pois é uma terra onde é possível encontrar a paz de espírito necessária para pensar e reflectir, algo de que muito precisamos, embora muitos o esqueçamos.