Igreja Católica e dissidentes de Cuba aplaudiram o abrandamento do embargo à ilha pelos Estados Unidos. a decisão entrou em vigor a 3 de Setembro último
Igreja Católica e dissidentes de Cuba aplaudiram o abrandamento do embargo à ilha pelos Estados Unidos. a decisão entrou em vigor a 3 de Setembro últimoO Bispo Dionisio García, presidente da Conferência Episcopal de Cuba, considerou a decisão do presidente norte-americano, Barack Obama, uma medida esperada por todos e, além disso, necessária . O prelado católico entende que o alívio do embargo vai favorecer as relações entre as famílias . Mas pensa que falta dar outros passos que facilitem mais a comunicação entre as partes .
as novas regras permitem aos norte-americanos com familiares próximos em Cuba, até ao nível de tios e primos em primeiro e segundo grau, visitar a ilha as vezes que quiserem. Podem permanecer o tempo que desejarem, gastar por dia até 179 dólares (125 euros) e levar consigo mais três mil dólares (dois mil euros) para entregá-los aos parentes.
Manuel Cuesta Morúa , dissidente do grupo arco Progresista, afirma que o abrandamento do embargo é um passo positivo . Vai facilitar a ligação entre famílias, o envio de ajuda humanitária e responde às exigências da sociedade cubana. Por outro lado serve de plataforma para avançar no diálogo entre Cuba e os Estados Unidos.