« a formação sacerdotal ou é permanente ou não é verdadeira formação sacerdotal». Este é um dos 21 pontos conclusivos do VI Simpósio do clero
« a formação sacerdotal ou é permanente ou não é verdadeira formação sacerdotal». Este é um dos 21 pontos conclusivos do VI Simpósio do cleroUma formação que não passa pela criação de novas estruturas, mas de uma nova mentalidade, uma cultura de formação permanente, adianta as conclusões dos trabalhos do Simpósio, subordinado ao tema reaviva o dom que há em ti. Em pleno ano sacerdotal, os trabalhos assinalaram a necessidade de criar uma cultura de formação permanente na Igreja, até agora inexistente.
a formação permanente é a disponibilidade contínua e inteligente, activa e passiva, para aprender da vida, durante toda a vida. até ao último dia, salienta o número 12 da síntese conclusiva. Esta formação implica uma atenção cuidada aos vários programas de formação dos seminários e a opção por um modelo de integração, isto é, polarizado no dinamismo da cruz como ícone do mistério pascal.
Os caminhos que a Igreja percorre para responder aos desafios do mundo actual não estão ainda bem definidos e traçados. E por isso os congressistas consideram necessário utilizar a lucidez na análise do que se apresenta, e a paciência misericordiosa para enfrentar as incompreensões.