Organização dos Estados americanos e Nações Unidas não reconhecem o governo provisório. Estados Unidos suspendem ajuda de 20 milhões de dólares
Organização dos Estados americanos e Nações Unidas não reconhecem o governo provisório. Estados Unidos suspendem ajuda de 20 milhões de dólaresO governo brasileiro e norte-americano anunciaram, a 3 de Setembro, a suspensão de acordos comasHonduras, avança a agência adital. Todo o cidadãohondurenho passa a necessitar de um visto para poder entrar no Brasil. a medida já comunicada à Organização dos Estados americanos (OEa) entra em vigor a 5 de Setembro, amanhã. Não irá afectar os hondurenhos em situação legal a viverem no país.
Os Estados Unidos da américasuspenderam a soma de 20 milhões de dólares, destinados à assistência militar e desenvolvimento. a embaixada norte-americana em Honduras também deixou de emitir grande parte dos vistos. Vários funcionários hondurenhos, apoiantes do presidente interino, Roberto Micheletti, viram os seus vistos revogados. as medidas de ambos os estados foram tomadas com base em resoluções internacionais que não reconhecem o governo actual de Honduras.
Recorda-se que Manuel Zelaya, presidente constitucional do país, foi expulso durante um golpe de estado, a 28 de Junho. O dirigente actual, Roberto Micheletti foi eleito pelo parlamento, causando grande revolta entre a população. a OE a e Nações Unidas exigem o retorno de Zelaya ao poder.