« a Igreja necessita urgentemente de ser mais missionária, tanto ad gentes como na própria comunidade», afirmou o prefeito da Congregação para o Clero
« a Igreja necessita urgentemente de ser mais missionária, tanto ad gentes como na própria comunidade», afirmou o prefeito da Congregação para o CleroNo encerramento do VI Simpósio do clero de Portugal, Cláudio Hummes defendeu que os sacerdotes são participantes de um discipulado específico de Jesus, cabeça e pastor da Igreja. aos mais de 800 presbíteros, alguns diáconos, seminaristas e bispos, o cardeal acentuou que este discipulado específico tem início com a formação, no seminário.
Mas, apontou o prefeito da Congregação para o Clero pode haver sacerdotes que nunca tenham feito um encontro pessoal com Jesus Cristo, e portanto, não se terem tornado verdadeiros discípulos. Nestes casos, o ministério ordenado recebido foi convertido numa espécie de profissão eclesiástica, que desenvolvem como funcionários que aprenderam a fazer a função.
a missão é a resposta à cultura de hoje, pós-moderna, uma tarefa a realizar pelos presbíteros. Ela (missão) renova o padre, assinalou ainda o cardeal brasileiro, sublinhando que a evangelização actual passa por ir ao encontro dos pobres, dos que se encontram nas margens da sociedade.
Não é só evangelizar os que vêm ter connosco à igreja, disse. Mas, antes sair à procura dos que estão afastados, aproximar-se de pessoas concretas, ouvir as suas dificuldades e ansiedades para depois lhes anunciar Jesus Cristo.
Numa sociedade laicista, esquecida de Deus, não devemos ter medo. Ela pode ser evangelizada. Mas, o contexto actual mostra como urge renovar o espírito de santidade, frisou o o responsável do Vaticano.
Na última conferência dos trabalhos, subordinados ao tema Reaviva o dom que há em ti, Cláudio Hummes sublinhou que o celibato é essencial e aconselhou os sacerdotes presentes a relerem a encíclica sobre o tema, escrita por Paulo VI, em 1967. Quem não tiver este carisma, por mais que tenha outras qualidades não deve ser ordenado, disse.