No Museu de arte Sacra, dos Missionários da Consolata, estarão patentes ao público até 1 de Novembro vários objectos de arte africana
No Museu de arte Sacra, dos Missionários da Consolata, estarão patentes ao público até 1 de Novembro vários objectos de arte africanaas peças expostas, pertencem ao acervo do museu dos Missionários da Consolata. São objectos carregados de mensagem que exprimem o acolhimento da Boa-Nova no continente africano. Cristo está cada vez mais no meio da família africana, esclarece o director do museu, Gonçalo Cardoso. ao longo dos tempos, os artistas africanos souberam traduzir em expressões próprias as maravilhas da história salvífica, num movimento que continua hoje a fazer-se.
O ébano ou mpingo é uma pequena árvore, que pode atingir até 15 metros de altura, de casca cinzenta e espinhosa. as folhas são caducifólias, de seis a 22 centímetros de comprimento. a dureza, durabilidade e cor negra fazem desta madeira, a matéria perfeita para esculpir. Vários povos do mundo são conhecidos pelas suas esculturas em pau-preto, como por exemplo os Maconde que habitam Moçambique e a Tanzânia.
Os objectos em pau-preto invadiram museus e espaços de comerciantes de arte com o aparecimento da arte maconde moderna que, porém, já remonta ao tempo colonial. a mostra poderá ser visitada, na rua Francisco Marto, 52, das 10 às 19h00, em Setembro e Outubro. Em Novembro das 10 às 17h00. Encerra às segundas-feiras.