Os resultados oficiais geraram uma grande revolta entre apoiantes da oposição. O eleito obteve 41,3 por cento dos votos e prometeu estar ao serviço de todos
Os resultados oficiais geraram uma grande revolta entre apoiantes da oposição. O eleito obteve 41,3 por cento dos votos e prometeu estar ao serviço de todosali Bongo Ondimba ganhou as eleições presidenciais de 30 de agosto, no Gabão. Os resultados oficiais foram anunciados, ao meio-dia de 3 de agosto (hoje), pelo ministro do interior, Jean François Ndongou. O filho do ex-presidente Omar Bongo, falecido em Junho, obteve 41,3 por cento dos votos. ali Bongo prometeu ser presidente de todos e estar ao serviço de toda a população, sem excepção. Durante o discurso, pronunciado na capital, Libreville, garantiu que não sentia rancor dos eleitores que não votaram nele.
O anúncio da vitória do filho do antigo presidente gerou grande revolta em determinados pontos da capital e a oeste do país. Grupos de jovens partidários de outroscandidatosatacaram uma prisão de Port-Gentil, capital económica, libertando alguns detidos. atacaram ainda o consulado francês da mesma cidade, acusando a França de ter influenciado as eleições. Provocaram vários distúrbios, incendiando carros e destruíndo quiosques como forma de manifestar o seudescontentamento. Estes últimos dias, andré Mba Obame e Pierre Mamboundou proclamaram vitória. Os dois candidatos eram tidos como favoritos no escrutínio.