O gelo polar está a derreter a uma velocidade perigosa, devido ao aumento da temperatura do planeta. Uma escultora alerta as populações para o problema
O gelo polar está a derreter a uma velocidade perigosa, devido ao aumento da temperatura do planeta. Uma escultora alerta as populações para o problemaUma artista brasileira expôs pequenas esculturasde gelo, frente a uma sala de concertos emBerlim, capital alemã. a intençãoera sensibilizar a comunidade para o derretimento dos glaciares. Mil pequenos homenzinhos gelados’, feitos à mão por Nele azevedo, derreteram em cerca de meia hora. Utilizados como símbolo das alterações climáticas, lembraram aos passantes as graves consequências do aquecimento do Árctico, região mais fria do planeta.
O evento contou com o apoio da rede WWF (Fundo Mundial para a Conservação da Natureza). O gelo a derreter mostra, realmente, o efeito duplo. Por um lado, o gelo derrete-se mais rapidamente, o que significa que não temos tempo, e esse é o principal ponto , afirmou Eberhard Brandes. Por outro lado, cada um de nós é afectado por isso. Esta é a mensagem, lembrou o director alemão da organização, segundo a BBC, orgão de comunicação britânico. a artista já apresentou a exposição de gelo em outros países como a França, Japão, Itália e Brasil. Contudo, o público alemão surpreendeu pelo seu interesse e interactividade. Eu sei que arte não pode fazer muito, mas pode tocar os corações das pessoas e talvez mudar alguma coisa , assegurou Nele azevedo.
O aquecimento global do planeta é o grande responsável pelo derretimento dos glaciares. Os mais pequenos poderão desaparecer nas próximas décadas. Trata-se de uma fonte de água que poderá deixar de existir. Prevê-se uma elevação do nível dos mares de um metro, até 2100, que coloca em risco as zonas costeiras do planeta. alguns países já sentem os efeitos das alterações do clima, com frequentes inundações e intempéries que destroem colheitas e os acessos à água potável. Os países em vias de desenvolvimento são os mais afectados.