as gestantes não são poupadas. São-lhes reservados os restos alimentares. Cerca de metade das crianças não atingem o peso normal e recomendado
as gestantes não são poupadas. São-lhes reservados os restos alimentares. Cerca de metade das crianças não atingem o peso normal e recomendadoO Nepal, país asiático localizado entre a China e a Índia, tem uma das mais altas taxas de subnutrição. a deficiente alimentação não afecta só as populações de localidades mais isoladas, mas também zonas férteis, como Terai, a sul. aí vive metade da população. a região assegura grande parte da produção agrícola nacional. Fornece mais de 70 por cento do alimento-base no Nepal, o arroz.
Nutricionistas do país apontam para diversos factores na origem da má-nutrição. Revelam quea causa do problema vai muito além de um défice nutricional. Hábitos alimentares, modo de vida, higiene e falta de saneamento contribuem para uma já frágil situação. Cerca de metade das crianças apresentam um peso inferior ao que seria recomendável. 17 por cento dos petizes, com idades compreendidas entre nove e 11 meses, estão subnutridas, avança a agência IRIN.
a discriminação exercida pela própria família sobre as mulheres é outro factor importante. as noras, que ocupam o último escalão no seio da família, são as mais negligenciadas. Nem durante a gravidez conseguem obter um melhor tratamento. São as últimas a comer, tendo que se contentar com os restos. Naturalmente, o hábito reflecte-se na saúde das gestantes e dos bebés. a má-nutrição continua a ser a prioridade do governo na área da saúde. Várias estratégias têm sido aplicadas desde 1970. Contudo organizações não governamentais defendem a necessidade de uma actuação mais diversificada.