Lançado apelo urgente para a recolha de 23,5 milhões de dólares para fornecer alimentos e abrigo a 150 mil pessoas deslocadas pelos combates no Norte do país
Lançado apelo urgente para a recolha de 23,5 milhões de dólares para fornecer alimentos e abrigo a 150 mil pessoas deslocadas pelos combates no Norte do país a população civil do norte do Iémen está a sofrer os efeitos combinados de uma pobreza extrema, a ausência prolongada de cuidados de saúde e a insegurança dos anos anteriores a esta última crise. a descrição é de John Holmes, subsecretário-geral das Nações Unidas para assuntos Humanitários, que constata: Na sequência desta última onda de deslocamento de pessoas, as necessidades são agudas.
Por isto, as Nações Unidas, o Governo iemenita e várias organizações humanitárias lançaram um apelo urgente para a recolha de 23,5 milhões de dólares (16,5 milhões de euros) para fornecer alimentos e abrigo a um número estimado de 150 mil pessoas que foram deslocadas pelos recentes combates no Norte do país.
Os recursos adicionais solicitados são agora necessários para ajudar as pessoas deslocadas, que vivem uma situação desesperada, e aqueles que os apoiam, explicou John Holmes.
Holmes disse que a situação se deteriorou drasticamente nas últimas semanas e que muitas pessoas estavam a ser deslocadas mais de uma vez por combates entre forças do Governo iemenita e grupos armados. Enquanto alguns estavam a abrigar-se em casa de familiares ou em escolas e pavilhões improvisados, outros foram ficando sob as altas temperaturas do Verão, sem qualquer abrigo.