Visa a conservação de um extenso espólio fotográfico, sobre a história da instituição e actividade dos missionários da Consolata. Um dos objectivos é a qualidade da informação
Visa a conservação de um extenso espólio fotográfico, sobre a história da instituição e actividade dos missionários da Consolata. Um dos objectivos é a qualidade da informação a Fátima Missionária iniciou hoje uma nova etapa da sua actividade: a conversão do material fotográfico analógico em formato digital. O grande objectivo é conseguir digitalizar 30 mil fotos de um extenso espólio. Uma das dificuldades que as duas licenciadas em Fotografia, envolvidas no projecto, terão de enfrentar será a degradação natural das fotografias mais antigas. Contudo, possibilita-nos assim uma melhor utilização do material existente e, particularmente, facultar uma melhor informação aos nossos leitores.
Joana Mota e Seomara Viegas terão de ter atenção a questões de limpeza, cor e contraste, entre outras, durante o processo de digitalização. Pretende-se acrescentar alguma informação escrita às fotografias tratadas, de forma a possibilitar a identificação e compreensão das mesmas, no futuro. Sem os chamados ‘metadados’, o material pode perder a sua utilidade – alerta o professor orientador. Luís Pavão explica que o projecto é muito importante, pois trata-se da preservação e conservação de milhares de fotografias que reúnem informação sobre os vários continentes. Muitas com mais de 50 anos. a digitalização é um recurso frequente de bibliotecas e outros arquivos estatais na salvaguarda de documentos importantes que, com o tempo, acabariam por desaparecer.