Na conferência, o cardeal-patriarca de Lisboa lembrou algumas características do “Bom Pastor”. Muitos sacerdotes parecem mais “gestores de empresa”, verificando-se uma “burocracia pastoral”
Na conferência, o cardeal-patriarca de Lisboa lembrou algumas características do “Bom Pastor”. Muitos sacerdotes parecem mais “gestores de empresa”, verificando-se uma “burocracia pastoral”Prossegue no Centro Pastoral Paulo VI de Fátima, o VI Simpósio do Clero de Portugal que reúne vários membros do Episcopado Português até 4 de Setembro. Na conferência Crescer como Pessoas para Servir como pastores, José Policarpo realça duas perspectivas importantes: a formação do homem para poder ser pastor e a importância da vida sacerdotal no crescimento do homem. O cardeal-patriarca de Lisboa aponta parao segundo planoe lembra uma frase de um modelo do sacerdócio, Santo afonso de Ligório: É a caridade que une e conserva todas as virtudes que tornam o homem perfeito.
aos presentes, lembrou que o sacerdote é chamado a pôr-se totalmente ao serviço da edificação da Igreja, com tudo o que é e tudo o que tem. Esta radicalidade do serviço é a mais bela realização da liberdade; é a dimensão em que o sacerdote se humaniza, exercendo o seu ministério, afirmou José Policarpo, evocando o cardeal Walter Kasper. Verifica-se actualmente o que se pode apelidar de burocracia pastoral. Muitas vezes, o pastor já se assemelha mais a um gestor de empresas do que ao padre que conhece as pessoas e as suas dificuldades. Um pároco escondido atrás de uma grande máquina pastoral, a fazê-la funcionar eficazmente, pode não traduzir o calor amoroso do Bom Pastor, explicou o cardeal-patriarca.
Burocratização, reuniões e prioridade às estruturas são as novas tentações da pastoral actual, assinaladas por Walter Kasper. O cardeal alemão, citado por José Policarpo, caracteriza o Bom Pastor como um servidor da verdade. O sacerdote é então alguém que conduz, que tem a coragem de indicar o caminho da vida, à luz da fé. Para Walter Kaster, num tempo em há a tentação de adaptar o discurso aquilo que as pessoas querem ouvir, o pastor assume-se como alguém que sabe dizer a verdade com amor .