Importantes acções, de baixo custo, podem ser tomadas na prevenção de um problema de saúde que mata milhares de crianças, anualmente
Importantes acções, de baixo custo, podem ser tomadas na prevenção de um problema de saúde que mata milhares de crianças, anualmente a diarreia mata 1,5 milhões de crianças, todos os anos. afecta particularmente os petizes dos países em vias de desenvolvimento, sendo os bebés os mais vulneráveis. É a segunda causa de mortalidade infantil nas crianças, com menos de cinco anos. as vítimas acabam por sucumbir aos efeitos de uma desidratação profunda. Contudo, trata-se de um problema de saúde de fácil prevenção e tratamento. Facilitar o acesso de muitas populações à água potável e melhorar as condições de saneamento poderia evitar muitas mortes.
De facto, a doença é gerada por bactérias presentes em águas ou alimentos contaminados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável no mundo. além desse factor, outros como a malnutrição, falta de higiene, ou má conservação dos alimentos são também responsáveis. Para combater a desidratação, têm de ser administradas às crianças doentes, substâncias compostas de sais ou zinco. Nos casos menos severos, podem ser preparadas em casa, reduzindo assim o custo do tratamento. alimentos ricos em nutrientes também podem ajudá-las a recuperar. a inserção da vacinação contra o rotavírus nos programas nacionais de imunização é uma acção importante, recomendada pela OMS para prevenir a doença. O vírus é responsável pelo aparecimento de surtos de diarreia e gastroenterites.