Mais de 750 sacerdotes, diáconos e seminaristas participam no VI Simpósio do clero que decorre até 4 de Setembro, em Fátima, em pleno ano sacerdotal
Mais de 750 sacerdotes, diáconos e seminaristas participam no VI Simpósio do clero que decorre até 4 de Setembro, em Fátima, em pleno ano sacerdotalReconstruir a identidade do clero implica cuidado na formação do clero. O alerta foi dado pelo secretário do Simpósio durante a sessão de abertura. Jorge Madureira defendeu uma formação contínua, ao longo de toda a vida. Não termina com a imposição das mãos (ordenação), mas continua na vida e a partir da vida.
O secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios sublinhou ainda a questão das vocações sacerdotais. Não é verdade que o declínio das vocações seja global, afirmou. O sacerdote lembra que há regiões de florescimento exuberante de candidatos ao sacerdócio e ministérios.
a situação de aumento de vocações em determinadas zonas do globo, em detrimento de outras como a Europa, outrora coração da cristandade, deve levar à reflexão, considera Jorge Madureira. as comunidades cristãs na Europa terão que se interrogar sobre as razões que estão por detrás dessa situação de aumento vocacional em países sujeitos aos mesmos ventos da globalização.
O secretário do Simpósio refutou a ideia que o ambiente onde vivem os jovens seja meio caminho andado para o florescimento de vocações. Muitos ainda pensam que é do ambiente católico. Mas não é, diz. E aconselha que os jovens sejam acolhidos como são, motivados neste caminho de fé e, posteriormente, confiados e entregues à formação nos seminários.