Este curso de Missiologia teve uma participação elevada de jovens oriundos não apenas de Portugal, mas de outros países como Timor, Indonésia, Nigéria, Cabo Verde, Índia, Brasil, entre outros.
Este curso de Missiologia teve uma participação elevada de jovens oriundos não apenas de Portugal, mas de outros países como Timor, Indonésia, Nigéria, Cabo Verde, Índia, Brasil, entre outros. a Igreja exige uma renovação permanente, a captação e formação de novos missionários é uma necessidade há muito sentida. Consagrados ou leigos, são parte de um todo da Igreja viva e em movimento, constituindo a primeira linha entre aqueles que responderam ao chamamento do Senhor.
O espírito missionário é algo de maravilhoso, não conhece povos, nem fronteiras, como diz o padre Manuel Durães coloca-se e situa-se no coração de cada um de nós. O que poderá sentir um jovem de 20 anos perante a perspectiva de uma missão de tal dimensão?
José Dinis, a estudar em Braga, foi um dos participantes. Não o conhecia, mas o seu entusiasmo e convicção seduziram-me durante a celebração da Eucaristia no final do curso.
À saída, abeirei-me deste jovem e disparei: Dás-me o teu testemunho pessoal enquanto participante no curso? Surpreso, sorriu de forma franca – e quase a tentar escusar-se disse: sou seminarista – mas perante a minha insistência abriu-se e avançou: tenho desejo de fazer o 2º ano, este curso foi uma experiência fantástica. O conhecimento e partilha de culturas diferentes, o que se aprende com os missionários, tudo isto é muito bom.
amigo José Dinis (Tiago) não resisto a deixar aqui uma mensagem: que o entusiasmo com que aplaudiste aqueles que receberam o diploma deste curso seja uma chama viva que perdure, te ajude a manter as convicções que perfilhas e essencialmente, que o espírito missionário te anime sempre.