Peritos em questões de ambiente e políticos de 150 países participam em Genebra, de 31 de agosto a 4 de Setembro, na III Conferência Mundial sobre o Clima
Peritos em questões de ambiente e políticos de 150 países participam em Genebra, de 31 de agosto a 4 de Setembro, na III Conferência Mundial sobre o Clima a cimeira pretende criar um quadro global de informação sobre o clima que reúna dados de observação e investigação à escala mundial. Os dados destinam-se a ajudar os governos, através do aperfeiçoamento dos serviços de observação do clima, a adoptar medidas para melhor responder às alterações climáticas e reduzir o seu impacto no ambiente. a Organização Meteorológica Mundial (OMM) é a entidade organizadora do encontro.
a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0. 4º Celsius por década, desde a década de 70), disse à Lusa o presidente do Instituto de Meteorologia (IM), adérito Serrão, que participa na cimeira, juntamente com o secretário de Estado do ambiente. Cada vez mais se reconhece que há uma ligação bastante provável entre a elevação das temperaturas e a acção humana. Daí a urgência de tomar medidas que diminuam as emissões de gases.
Há necessidade de criar um quadro global que faça reproduzir e integrar toda esta informação [dados de observação e investigação] e que seja possibilitado o acesso desta informação a uma escala mais local, explicou adérito Serrão. Isto é, que os decisores políticos e o cidadão comum possam ter acesso não só às observações climáticas, mas sobretudo às antecipações, aos cenários para estabelecerem medidas de adaptação, tendo presentes os vários sectores onde o clima e as alterações possam gerar impactos.
Esta conferência antecipa a Conferência das Partes, em Copenhaga, em Dezembro, sobre as emissões de gases para a atmosfera. Por sua vez, precederá o encontro para a revisão do Protocolo de Quioto. a Conferência das Partes servirá para definir as metas que os países se vão comprometer a nível global e nacional para combater os efeitos da alteração do clima e preparará a revisão de Quioto.