Dois meses após a suspensão da distribuição de alimentos, vários milhares de pessoas da cidade de Jowhar, no centro-sul do país, estão sem comida
Dois meses após a suspensão da distribuição de alimentos, vários milhares de pessoas da cidade de Jowhar, no centro-sul do país, estão sem comidaOs poucos mantimentos que nos foram distribuídos em Junho acabaram, confirmou o líder comunitário de Jowhar, asiyo Jilibey. Há dois meses que não recebemos mais nada. Não sei o vai acontecer, mas se não nos socorrerem rapidamente, tememos o pior.
Calcula-se que serão à volta de 50 mil pessoas aglomeradas nos arredores de Jowhar, cidade situada a 90 quilómetros da capital, Mogadíscio. Vivem em tendas, em sete campos de deslocados, devido à insegurança reinante no país.
a maioria chegou ali a partir de 2007, quando os confrontos violentos na capital obrigaram centenas de milhar de habitantes a fugir. Ocorreu uma nova fuga de deslocados entre Maio e Julho deste ano. a distribuição de comida em Jowhar foi interrompida em finais de Junho por razões de insegurança.
Na nossa última intervenção em Jowhar, distribuímos 124 toneladas de ajuda alimentar a cerca de 10 mil pessoas, disse Mahamud Hassan, porta-voz do PaM (Programa alimentar Mundial das Nações Unidas, para a região da Somália. Mas a insegurança não nos permitiu distribuir os víveres previstos para Julho. E a situação ainda não melhorou.
O grupo islamita al-Shabab controla Jowhar desde Maio de 2009, com raides e pilhagens nos locais dos armazéns das Nações Unidas. Os depósitos para as regiões sul e centro da Somália, destinados sobretudo à UNICEF, organização para a infância, estão sediados em Jowhar.