” a Missão não tem geografia, coloca-se e situa-se no coração de cada um de nós”
” a Missão não tem geografia, coloca-se e situa-se no coração de cada um de nós”Foi com estas palavras que o padre Manuel Durães definiu a Missão durante a Eucaristia que hoje, 29 de agosto, encerrou a semana do curso de Missiologia e no final da qual foram entregues os diplomas aos finalistas. aquele sacerdote, superior da congregação do Espírito Santo em Portugal, manifestou ainda o desejo de que fosse criado um Observatório das Missões para que haja uma boa articulação e eficiência no trabalho missionário, incentivando ainda os cursistas dizendo: temos que chamar mais gente.
Este curso que reuniu 62 inscritos teve lugar no Instituto da Consolata e foi uma iniciativa dos Institutos Missionários ad Gentes (IMaG) em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP). Os monitores foram professores docentes da Universidade Católica, área de Teologia e com percursos missionários ou com experiência de Missão. Lançar as bases da Teologia Missionária a partir da Bíblia, História, Espiritualidade e Metodologia foram os principais objectivos que foram inculcados nos formandos provenientes de vários países.
O padre albino Brás, um dos responsáveis deste evento, manifestou grande satisfação pelo facto do número de participantes ter sido superior, assim como serem maioritariamente jovens provenientes de países africanos. Outro aspecto que considerou muito positivo foi a vivência durante o curso, dentro de um espírito de comunhão (familiar).
Na sessão de encerramento, albino Brás fez questão de transmitir que depois da dispersão física, ficaremos unidos de muitas formas através da Missiologia, como que dando continuidade ao espírito missionário que aqui foi sentido e vivido.