Terminou ontem com a celebração ecuménica presidida por D. Serafim Ferreira da Silva, a Semana Bí­blica realizada em Fátima
Terminou ontem com a celebração ecuménica presidida por D. Serafim Ferreira da Silva, a Semana Bí­blica realizada em FátimaO evento decorreu de 24 a 29 de agosto, por iniciativa do Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica da província portuguesa da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (OFMCap). O tema explanado ao longo da semana perante cerca de 300 participantes, provenientes de quase todas as dioceses do país, foi baseado na necessidade de fazer passar a mensagem bíblica para o povo de Deus, dando especial relevo ao documento saído do Sínodo dos Bispos do ano passado.
a Voz, a Casa, os Caminhos e o Rosto da Palavra foram exaustivamente tratados pelos conferencistas, sobretudo a partir do capítulo VI da Dei Verbum do Concílio Vaticano II e do Sínodo dos Bispos: a palavra de Deus na Vida e na Missão Igreja. Entre os conferencistas estiveram D. Carlos azevedo. D. antónio Bessa Taipa e D. antónio Couto.
Frei Herculano Alves, OFMCap, professor da Universidade Católica do Porto e que foi um dos dinamizadores desta Semana Bíblica, em conversa informal acentuou a necessidade existente de uma visão diferente da Igreja em relação à Bíblia.
Disse ainda que, apesar de a Igreja ter produzido muitos documentos sobre a mesma – referindo que João Paulo II foi dos Papas que mais documentos produziu sobre a Bíblia – a verdade é que o povo de Deus ainda não a absorveu. a prová-lo lembrou um inquérito oficial feito sobre o assunto, o qual revela o estado de ignorância dos católicos a respeito da Bíblia; só 3% a lêem diariamente.
Declara que a solução do problema está do lado dos formadores do clero, dos agentes da pastoral, que não conseguem passar a mensagem bíblica da Igreja hierárquica ao povo de Deus
Recordou que Frei Inácio de Vegas, sacerdote Capuchinho, que na década de 50/60, dinamizou a difusão da Bíblia em Portugal, fez uma das primeiras Semanas Bíblicas para sacerdotes e seminaristas.
Citou ainda o Cardeal Martini, da diocese de Milão, a quem ouviu dizer: ainda não houve conversão à Bíblia. afirmou ainda que o ano Paulino deu um pouco de consciência bíblica à Igreja, mas, no fim do ano, parou todo esse dinamismo.
Em jeito de conclusão desta Semana Bíblica, frei Herculano diz que foi oferecido muito pão, para pouca fome, não dos participantes na Semana, mas do povo em geral. Frisou também a necessidade de reformular algumas mentalidades da Igreja, de modo a que a palavra de Deus chegue ao povo, pela voz dos homens da Igreja.