aparição do anjo de Portugal (da Paz) nos Valinhos precedeu as aparições de Nossa Senhora e foi o intróito para o seu pedido, insistindo na oração e reparação
aparição do anjo de Portugal (da Paz) nos Valinhos precedeu as aparições de Nossa Senhora e foi o intróito para o seu pedido, insistindo na oração e reparaçãoFátima cidade de paz foi uma simbologia que ouvimos com mais ênfase recuperada pelas autoridades eclesiásticas de Fátima há poucos anos. Mas os políticos do concelho também a aproveitaram, embora com um sentido diferente. a paz que se pode respirar em Fátima é um dom divino. Chega-nos através de um sentimento de respeito profundo pela mensagem de Nossa Senhora, a mesma Senhora que disse aos nubentes de Caná: Fazei tudo aquilo que Ele vos disser. E a água converteu-se no melhor vinho servido no casamento.
Fátima só poderá ser uma cidade de paz, se houver o sentido de respeito pelo Divino e, por consequência, pelos visitantes, peregrinos ou não, e também pelos seus habitantes. Os políticos do concelho, ou fora dele, não podem invocar uma cidade de paz, com símbolos ou sem eles, para apregoar o que fizeram, fazem ou pretendem fazer. O seu trabalho deverá ser unicamente de gestão da cidade. Os políticos não têm o direito de se apropriar do sentimento religioso de todo um povo para atingir os fins que pretendem. Isso é hipocrisia! É imoral enganar o próximo.
Outrora, já tivemos um exemplo que foi penoso para o povo português. Certamente que os mais velhos ainda se recordam. Os habitantes de Fátima são maioritariamente católicos, havendo muitos integrados em ordens religiosas masculinas e femininas e que têm o dever de distinguir o trigo do joio, ajudando mesmo os menos esclarecidos em política. É muito importante a gestão de uma cidade como Fátima. Não devemos olhar a cores partidárias, mas sim à competência e seriedade dos políticos que se apresentam, de quatro em quatro anos, pedindo o nosso voto.
Fátima, enquanto freguesia, vila e agora cidade, foi esquecida pelo poder político local e nacional e só a força da mensagem e da protecção divina obrigou os responsáveis políticos a remendar este cantinho. a política e os políticos são necessários e úteis. Mas devem demonstrar que estão no lugar para servir o povo e não para servir-se dele. Fátima não é apenas cidade de paz. É sobretudo uma cidade santa e como tal deve ser encarada, respeitada e desenvolvida.