“Mais acções e menos palavras” exigem os jovens aos líderes mundiais em matéria de alterações climáticas. as decisões de hoje são o futuro do mundo
“Mais acções e menos palavras” exigem os jovens aos líderes mundiais em matéria de alterações climáticas. as decisões de hoje são o futuro do mundoÉ o apelo dirigido pelos jovens de todo o mundo para que sejam adoptadas medidas radicais contra as alterações climáticas. Durante a recente Conferência Internacional de Daejeon, Coreia do Sul, sete centenas de participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 24 anos, representando três mil milhões de jovens do mundo, sublinharam a necessidade de uma visão e uma lideranças fortes.
Manifestando preocupação porque os governos não estão a fazer o suficiente, os delegados insistiram que agora são necessárias mais obras e menos palavras. Os jovens adoptaram uma declaração, que é parte da campanha mundial promovida pelo secretário-geral das nações Unidas chamada Seal the Deal! (assine o acordo). Ban Ki-moon pretende sensibilizar a atenção política e o público para a necessidade de assinar um acordo global sobre alterações climáticas na próxima Conferência de Copenhagen.
Somos a geração de amanhã. as decisões tomadas hoje definirão o nosso futuro e o mundo no qual viveremos, afirmam os jovens. Exortamos os governos a empenharem-se para implementar um regime climático eficaz pós-Kyoto (metas de redução dos gases provocadores do efeito estufa para depois de 2012), explica anne Walraven, de 23 anos, delegada holandesa. Daí as exigências de uma economia global verde e uma acção de pressão sobre empresas, produtores e governos para que criam produtos respeitadores do ambiente.