O acesso universal a redes mosquiteiras tratadas e a pulverização das casas com insecticida pode ajudar a erradicar a doença até ao final do próximo ano numa região onde é endémica
O acesso universal a redes mosquiteiras tratadas e a pulverização das casas com insecticida pode ajudar a erradicar a doença até ao final do próximo ano numa região onde é endémicaO mundo pode alcançar o objectivo estabelecido por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, de que todos os países da África subsariana erradiquem a malária, com o acesso universal a redes de cama tratadas e pulverização das casas com insecticida, até ao final do próximo ano.
O responsável por liderar os esforços das Nações Unidas neste combate manifestou-se confiante de que os objectivos serão atingidos apesar da doença ser endémica nesta região. Ray Chambers, enviado especial para a malária, deu conta a Ban Ki-moon da sua recente visita à Tanzânia e ao Uganda, com a directora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, puderam constatar os progressos realizados nestes dois países contra a doença.
Chambers explicou que as redes mosquiteiras estão agora disponíveis para 52 por cento da população endémica em toda a África subsariana, oferecendo protecção a pelo menos 360 milhões de pessoas. No ano passado, cerca de 65 milhões de redes mosquiteiras tratadas foram entregues na região.