Olav Fykse Tveit, de 48 anos, é o sétimo secretário-geral do Conselho Mundial das Igrejas. Eleito em Genebra pelo comité central é teólogo e pastor norueguês
Olav Fykse Tveit, de 48 anos, é o sétimo secretário-geral do Conselho Mundial das Igrejas. Eleito em Genebra pelo comité central é teólogo e pastor norueguêsO mais jovem secretário-geral da história do organismo ecuménico mundial foi eleito ontem, 27 de agosto. O CMI reúne 347 Igrejas de mais de 100 países que congregam cerca de 400 milhões de fiéis. Sinto que esta missão é na verdade um chamamento de Deus, confessou o reverendo Olav Fykse Tveit no discurso de aceitação. Creio que temos muito a fazer juntos. O novo secretário-geral pediu aos membros do comité central para rezarem por ele.
Olav Fykse Tveit era, desde 2002, secretário-geral do conselho das Igrejas da Noruega para as relações ecuménicas e internacionais. É também membro da comissão Fé e Constituição do CMI, único órgão em que está presente a Igreja católica. Park Seong-won, teólogo presbiteriano da Coreia do Sul, era o outro candidato que se apresentou à eleição de secretário-geral com Tveit. Samuel Kobia ocupava o cargo desde 2004 e já em Fevereiro de 2008 informara o comité central que se recandidataria para um segundo mandato.