Há mais de 3,7 milhões de pessoas que necessitam de ajuda para evitar situações de fome e desnutrição
Há mais de 3,7 milhões de pessoas que necessitam de ajuda para evitar situações de fome e desnutriçãoÉ metade da população da Somália a que necessita de ajuda humanitária, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas, que considera que a guerra civil está a levar um número crescente de pessoas à fome. Ontem o alerta era dirigido para o Quénia, ainda que por causas naturais.
a Unidade de análise de Segurança alimentar e Nutricional da Organização de alimentação e agricultura (FSNaU/FaO, nas siglas inglesas) avisa que a crise na Somália está disseminada e é grave, com cerca de 3,76 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária, quando em Janeiro esse número era de 3,17 milhões. Isto demonstra a grave deterioração da segurança alimentar e nutricional e a situação de emergência que se vive desde o início deste ano, afirmou Cindy Holleman, assessora técnica da FSNaU.
Holleman acrescentou que mais preocupante é que os confrontos ocorrem nas mesmas áreas que registam actualmente os maiores problemas de acesso a alimentos e um aumento da desnutrição e que são praticamente inacessíveis aos trabalhadores que podiam auxiliar.