Pânico e terror na região fronteiriça com a República Democrática do Congo e a República Centro africana. Nações Unidas suspenderam acções humanitárias
Pânico e terror na região fronteiriça com a República Democrática do Congo e a República Centro africana. Nações Unidas suspenderam acções humanitáriasNovos ataques dos rebeldes do Exército de resistência do Senhor (LRa) no sul do Sudão forçaram centenas de pessoas a abandonar as suas casas e a fugir para a floresta. De acordo com o responsável das Nações Unidas (ONU), aumentaram as necessidades de ajuda humanitária. Em certas zonas tornou-se impossível socorrer situações de desespero e sofrimento. a 13 de agosto, diversos operadores humanitários tiveram de ser evacuados de helicóptero.
Os rebeldes terão planeado os seus ataques em coincidência com a celebração de actos religiosos de modo a mais facilmente assaltarem as casas e raptar crianças. a agência da ONU para os refugiados (UNHCR) mostra-se muito preocupada com o destino de numerosos refugiados e de pessoas deslocadas no interior do país, em consequência dos últimos ataques a várias aldeias junto da fronteira.
andrej Mahecic, porta-voz da UNHCR, afirmou que muitas destas pessoas em fuga tinham já sido expulsas de suas casas devido a ataques anteirores. O LR a continua a devastar a região e o número de refugiados e de pessoas deslocadas continua a aumentar regularmente, explicou Lise Grande, coordenadora humanitária adjunta da ONU no sul do Sudão. Cerca de 200 pessoas foram mortas pelos rebeldes desde o fim de Julho naquela zona, acrescentou Lise Grande.