a proposta aborda questões como a idade mí­nima para o casamento. O conselho islâmico mantém-se contra o código; mulheres apelam a uma nelhor compreensão do mesmo
a proposta aborda questões como a idade mí­nima para o casamento. O conselho islâmico mantém-se contra o código; mulheres apelam a uma nelhor compreensão do mesmoO novo código da família no Mali tem semeado a discórdia entre a população, avança o jornal digital afrik.com. Sábado, 22 de agosto, 5 mil pessoas estiveram reunidas numa manifestação no estádio de Bamako, organizada pelo conselho islâmico do Mali. O órgão é o principal opositorao novoprojecto delei e prometeu impedir a sua aplicação. Durante os protestos, os manifestantes apresentaram cartazes com mensagens depreciativas: Não ao código que divide os malienses; a civilização ocidental é um pecado. O presidente do conselho, Mamadou Diko, apelou o chefe de estado a não promulgar o código.
a Federação Nacional das Organizações Femininas apelaram, ontem (24), a uma aprofundada consulta do novo código. a união nacional está acima de tudo e a missão de todos é conservar a paz no país – declarou a presidente. É necessário divulgar, explicar melhor o conteúdo do código, para evitar qualquer erro, qualquer interpretação tendenciosa, afirmou Oulématou Sow.
O projecto de lei, aprovado pelo parlamento, necessita da promulgação do presidente, para existir enquanto lei. amadou Toumani Touré definiu a promoção e defesa dos direitos humanos, assim como o respeito dos valores tradicionais como uma prioridade do seu mandato. Segundo a mesma fonte, nada indica que o código seja vetado.