Está a decorrer na Colômbia o I Encontro Internacional de Culturas andinas. Os delegados oferecem contributo para resolução dos problemas da humanidade
Está a decorrer na Colômbia o I Encontro Internacional de Culturas andinas. Os delegados oferecem contributo para resolução dos problemas da humanidadeRepresentantes dos índios do Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, México, Guatemala e dos Estados Unidos expressam o desejo de serem ouvidos pelos governos na preservação da Humanidade e de todas as formas de vida, incluindo a água. Contem connosco, escrevem no manifesto assinado pelos delegados e convidados do I Encontro Internacional de Culturas andinas, a decorrer até Domingo, 30 de agosto, na cidade colombiana de Pasto.
O nosso conhecimento ancestral pode ser acolhido como um caminho de resolução para as diversas crises e violências que afligem os seres humanos, a família, a sociedade, os estados, a natureza, assinala o documento. Simbolicamente, o manifesto foi assinado na Lagoa de La Cocha, próximo da cidade de Pasto, a quase 2. 800 metros acima do nível do mar. Os subscritores, na sua maioria anciãos, chefes espirituais e médicos, recordam que foram responsáveis e guardiães da memória da Humanidade e apelam aos governos do mundo a seguirem o seu exemplo, a dialogarem e a construírem um futuro comum .
Os povos indígenas consideram que a água é vida , pelo que exigem que seja património da vida e da Humanidade . Defendem a integração das formas de medicina ocidental e ancestral . O documento pede que seja reconhecido o papel da mulher como garante da vida, como transmissora da cultura e cuidadora da sabedoria e da saúde e que seja valorizado o saber ancestral dos povos índios enquanto património espiritual, material e imaterial da Humanidade .