Familiares e amigos afirmam que a jovem não se interessa por Política. O governo francês invalida as acusações. O Irão continua desconfiado apesar da sua libertação sob caução
Familiares e amigos afirmam que a jovem não se interessa por Política. O governo francês invalida as acusações. O Irão continua desconfiado apesar da sua libertação sob cauçãoO embaixador do Irão em França fala, pela primeira vez, sobre o caso Clotilde Reiss’, jovem francesa acusada de espionagem no Irão. Em entrevista ao jornal francês Le Parisien, ali ahani admite as dúvidas do seu país quanto à inocência da recém-licenciada. Porquê enviar uma jovemformada em geopolítica para leccionar a língua francesa, em vez de um professor de língua?; Porque é que foi colocada precisamente em Ispahan, região onde estão localizadasunidades de conversãode urânio; porque é que escolheu uma universidade de tecnologia, em vez de ciências sociais que são a sua especialidade? Estas são as grandes questões das autoridades iranianas, origem de toda a desconfiança em relação à estudante francesa.
Quanto aos interesses de Clotilde Reiss, é já conhecida a sua grande paixão pelos assuntos iranianos. Familiares e amigos afirmam que a política não é o seu forte e que prefere questões culturais. Porém, um estágio, realizado em 2007,sobre tecnologia nuclear e um relatório intitulado Compreender a política iraniana na crise nuclear alimentam as dúvidas do Irão. ali ahani lembra que a rapariga de 24 anos cometeu alguns erros durante a sua estadia no país. Não renovou o visa, documento que a autorizava a permanecer no Irão. Deixou-se envolver nas manifestaçõesna capital,Teerão, quando deveria estar a dar aulas em Ispahan, na zona centro.
Sobre a ex-prisioneira recaem oito acusações, que a própria admitiu durante o processo [ainda a decorrer] – declarou o embaixador. a França acredita que a acusada terá sido pressionada a realizar falsas confissões, o que o mesmo desmente. Clotilde Reiss estava sob vigilância, desde que chegou ao Irão, adiantou ainda ali ahani. O alto responsável iraniano diz-se empenhado, ao máximo, na melhoria das relações entre os dois países. Questiona as atitudes tomadas pelo ministro dos negócios estrangeiros francês.
Clotilde Reiss, entre outras coisas é acusada de espionagem e incentivo aos protestos pós-eleitorais, em Teerão. Foi liberada sob caução, por uma quantia de 213 mil euros, segundo o jornal francês. aguarda ainda pela decisão do juiz, no Irão, não havendo uma data marcada para o fim do processo.