Deve procurar construir-se uma história comum e estabelecer as bases de um diálogo intercultural que leve uma mensagem universal
Deve procurar construir-se uma história comum e estabelecer as bases de um diálogo intercultural que leve uma mensagem universalO diálogo é a pedra de toque para um futuro mais tolerante. ao assinalar o Dia Internacional de Memória do Tráfico de Escravos e a sua abolição, o chefe da UNESCO salientou este fim-de-semana a importância do diálogo na consolidação da tolerância.
ao reunir-se em torno de uma visão partilhada sobre a história do comércio de escravos e a escravidão, podemos construir uma história comum e estabelecer as bases de um diálogo intercultural que pode levar uma mensagem universal de conhecimento e da tolerância, afirmou Koichiro Matsuura, director-geral da UNESCO.
Com este propósito, a agência lançou em 1994 o projecto Rota do Escravo que, entre outros objectivos, pretende esclarecer as consequências e interacções decorrentes do tráfico de escravos, aproveitando a diversidade de memórias, culturas e percepções.