Milhares de autóctones ficaram sem as suas terras, onde criavam gado, única fonte de rendimento. Muitos tiveram de procurar trabalho, para sobreviver
Milhares de autóctones ficaram sem as suas terras, onde criavam gado, única fonte de rendimento. Muitos tiveram de procurar trabalho, para sobreviverEm início de Julho, forças de segurança da Tanzânia destruíram oito aldeias indígenas da etnia maasai, queimando as suas quintas e reservas de comida. 3000 pessoas ficaram desabrigadas, sem água e comida, revela aSurvival, organização de defesa dos direitos indígenas. a criação de gado é a principal fonte de subsistência desta população. Muitos foram obrigados a procurar um trabalho, para sobreviverem. O grande objectivo foi expulsar os índios de uma zona de interesse económico para a companhia Otterlo Business Corporation. a empresa pretende transformar os territórios, tradicionalmente ocupados pelos povos indígenas, numa região da caça. Roubaram-nos as terras para poderem investir na caça turística de luxo, afirma um indígena.
além do fogo posto aos bens das populações, a organização denuncia ainda casos de perseguição e violações múltiplas de índias. Os líderes autóctonestêm recebido ameaças anónimas. Mulheres que protestavam contra os últimos acontecimentos, em Loliondo, foram desencorajadas a fazê-lo. Vários membros da comunidade foram detidos; alguns, só por levar o gado até àzona que ocupavam. Cinco deles foram julgados, sem terem acesso a um advogado.