“Calcula-se em 4. 000 o número de mortos devido à cólera em nove meses, ao passo que, no mesmo espaço de tempo a sida mata 10 infectados”
“Calcula-se em 4. 000 o número de mortos devido à cólera em nove meses, ao passo que, no mesmo espaço de tempo a sida mata 10 infectados”Para a organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF), o problema não é de saber se a cólera voltará a atacar, mas é de saber quando começará a nova onda da epidemia no Zimbabué. a ameaça não passou. as causas que estão na origem da epidemia [de 2008] não foram ainda combatidas eficazmente, pelo que toda a gente está à espera que a cólera invista de novo, sobretudo com o aproximar-se da época das chuvas, declarou a chefe da missão da MSF, Van De Braak.
a última epidemia de cólera no Zimbabué fez mais de 4. 000 mortos e contaminou mais de 100 mil pessoas, em 2008. Durou cerca de um ano, tendo terminado, oficialmente em Julho de 2009. O país não tem capacidade de reparar os sistemas de captação de água, cujo desmoronamento provocou a mais grave epidemia de cólera em África, nos últimos 15 anos.
Várias organizações de ajuda procedem à construção de furos nas zonas da cólera, de modo a conseguir um maior volume de água potável, explicou Van De Braak. Resolver os problemas antes da próxima estação das chuvas é uma verdadeira corrida contra o tempo, acrescentou. Temem-se as dimensões da epidemia que se desenha no horizonte.