Manuel Linda será sagrado no episcopado a 20 de Setembro, às 16h, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real
Manuel Linda será sagrado no episcopado a 20 de Setembro, às 16h, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real a data foi confirmada pelo vigário-geral da diocese de Vila Real, onde o sacerdote tem exercido, nos último anos, as funções de reitor do seminário maior.
Nascido a 15 de abril de 1956 na freguesia de Paus, Resende, Viseu, diocese de Lamego, Manuel Linda foi ordenado em 1981. Desde 1982 faz parte do Conselho presbiteral da diocese de Vila Real. Em 2001 foi nomeado vigário episcopal para a Cultura e membro do Colégio de Consultores.
Manuel Linda vai suceder a antonino Dias, que foi entretanto nomeado bispo de Portalegre e Castelo Branco. Vai trabalhar na diocese de Braga, juntamente com o arcebispo primaz Jorge Ortiga e o bispo antónio Couto.
Este fim-de-semana, o bispo auxiliar nomeado para a arquidiocese de Braga, foi homenageado em Paus, concelho de Resende, terra da qual é natural. a sessão solene ocorreu a 22 de agosto, com uma conferência subordinada ao tema O bispo na vida e na história da Igreja, pelo padre João Pinheiro, também ele natural do concelho de Resende. Na Eucaristia solene de domingo, 23 de agosto, concelebraram os sacerdotes do arciprestado de Resende, o bispo Jacinto Botelho e o vigário geral da diocese de Vila Real.