Energia solar irá iluminar e aquecer o palácio da presidência chilena de La Moneda. O governo chileno pretende poupar mais de 15 por cento da produção energética do país
Energia solar irá iluminar e aquecer o palácio da presidência chilena de La Moneda. O governo chileno pretende poupar mais de 15 por cento da produção energética do paísLa Moneda é um antigo hotel construído no fim do século XVIII no coração de Santiago. No século XIX, passoua ser a sede da presidência do Chile. Em Setembro, vai sofrer transformações com a instalação de células fotovoltaicas para a captação de raios solares e utilização de energias renováveis.
O ministro chileno da Energia, Marcelo Tokman, explica que a alteração no palácio presidencial vai significar uma grande poupança. a factura anual de electricidade do palácio de La Moneda deverá descer quase 30 por cento e a do gás utilizado para aquecer água à volta de 25 por cento. ao todo, esta poupança deverá representar 80 milhões de pesos (102 mil euros), informou ainda o Ministério chileno da Economia. Um sistema de climatização assente sobre energia geotérmica vai equipar o palácio de La Moneda.