O cardeal Hummes abordará o tema “Renova nos seus corações o Espírito de santidade”. Trabalhos decorrem em pleno ano sacerdotal
O cardeal Hummes abordará o tema “Renova nos seus corações o Espírito de santidade”. Trabalhos decorrem em pleno ano sacerdotalÉ um tempo de estudo para os sacerdotes acerca da sua missão e papel no mundo de hoje. O VI Simpósio do clero realiza-se de 1 a 4 de Setembro. Este simpósio acontece no contexto do ano sacerdotal, em que os padres são convidados a olhar para a figura do Santo Cura de ars. Os trabalhos decorrerão em Fátima. O lema é Reaviva o dom que há em ti.
a abertura do colóquio realiza-se a 1 de Setembro, pelas 10h30, com intervenções de Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, antónio Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, e do Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios e do Simpósio.
O orador da manhã é o padre anselm Grun que pronunciará uma conferência sobre os seguintes temas: alegro-me nas minhas fraquezas, a experiência de si e o acompanhamento espiritual; O presbítero, o homem de Deus seduzido. a partir das 11h30. Depois do almoço, pelas 15h, o mesmo conferencista da manhã apresenta uma comunicação sobre Homem, força na debilidade, seguindo-se amadurecer espiritualmente durante toda a vida e Desafios do acompanhamento.
No segundo dia dos trabalhos, 2 de Setembro, o jesuíta Rocha e Melo analisa a exortação de Paulo a Timóteo: Não descures o dom espiritual que está em ti, e Os caminhos do silêncio e da oração, a partir das 10h. Pelas 15h, o cardeal José Policarpo intervirá com uma conferência sobre Como crescer como pessoas para servir como pastores, seguindo-se, pelas 16h30, a dissertação do padre José Tolentino Mendonça sobre Padres para um tempo novo.
Dia 3 de Setembro, os trabalhos abordarão o Modelo formativo em volta do qual se pode construir um projecto de formação permanente: a árvore da vida sacerdotal. Será orador o padre amedeo Cencini. Na sexta-feira, 4 de Setembro, realiza-se a conferência de encerramento, presidida pelo cardeal Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, na qual vai analisar o tema: Renova nos seus corações o espírito de santidade. Às 11h30, será apresentada a síntese dos trabalhos, terminando o Simpósio com a celebração da Eucaristia.