a visita do presidente sul-africano serviu de pretexto para um debate sobre a relação entre os dois países. líderes e ex-militares desejam mais união entre as duas nações
a visita do presidente sul-africano serviu de pretexto para um debate sobre a relação entre os dois países. líderes e ex-militares desejam mais união entre as duas naçõesDois veteranos de guerra de angola e África do Sul pedem o reforço dos laços entre os dois países. O conflito entre as duas nações, que decorreu entre 1975 e 1988, deve ser esquecido – defendem, segundo a agência angonotícias. Para o antigo militar angolano, serviu de laboratório de ensaio para que grandes potências como a antiga União Soviética e Estados Unidos medissem a sua capacidade bélica.
O cenário de guerra ficou para trás e os países devem estar mais interessados em construir o seu futuro, para o engrandecimento de África, continuou, Octávio Fernando Chiloia, citado pela angonotícias. Franck Soindola, ex-combatente sul-africano, lembra: Como povos nunca fomos adversários nem inimigos, e hoje, a inteligência africana tem demonstrado que os dois povos estão mais unidos.
as declarações surgem no âmbito da visita oficial de Jacob Zuma, a angola. O presidente sul-africano argumentou no mesmo sentido, defendendo a realização de encontros frequentes entre os dois estados. Lembra que as duas nações têm uma relação muito especial, assente na luta conjunta ao regime racista sul-africano do apartheid. O presidente angolano considerou a visita uma oportunidade para acentuar a cooperação entre as suas potências africanas, em vários sectores. Há vontade política, há potencialidades, e oportunidades, e tudo depende da capacidade empreendedora de as materializar, afirmou José Eduardo Dos Santos.