a integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento é «condição essencial para uma cidadania plena e activa»
a integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento é «condição essencial para uma cidadania plena e activa» a associação de apoio ao Cidadão Migrante (aMIGrante) vai realizar mini-feiras de emprego itinerantes, em vários pontos do distrito. a iniciativa decorrerá ao abrigo do projecto ImteGRaNTE, da associação sedeada em Leiria.
O protocolo, assinado recentemente, com o alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (aCIDI) visa o desenvolvimento de projectos conjuntos nas áreas dos Estudos de diagnóstico de caracterização da população imigrante e da Promoção da interculturalidade.
O objectivo é melhorar o processo de integração da população imigrante e prevê, também, acções de sensibilização da comunidade escolar para as questões do diálogo intercultural. Essas iniciativas terão lugar nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos Correia Mateus e de Marrazes, em Leiria, e na secundária Eng. Calazans Duarte, na Marinha Grande.
Os protocolos celebrados entre o aCIDI e um conjunto de 32 entidades parceiras, responsáveis pela dinamização de Centros Locais de apoio à Integração de Imigrantes – CLaII, envolvem um total de 14 autarquias e 18 organismos da sociedade civil. Os projectos têm por base o Plano Nacional para a Integração dos Imigrantes (PII) – enquanto programa de referência que visa uma maior mobilização nacional para uma sociedade mais coesa, mais justa e mais humana.
Serão desenvolvidos 18 estudos e estão previstas 154 actividades, em domínios diversos, desde a Educação, mercado de trabalho, acolhimento inicial de imigrantes, sensibilização da opinião pública e participação na vida local.
No final, pretende-se, a partir dos 18 estudos de natureza municipal, a realização de um Estudo comparativo de abrangência nacional da imigração em Portugal. E ainda a concepção de um Guia de boas práticas da interculturalidade a nível local, ambos a publicar em 2010.