Enquanto milhares de angolanos, refugiados há muito na RD Congo, desejam regressar ao país, muitos congoleses entram em angola, ilegalmente
Enquanto milhares de angolanos, refugiados há muito na RD Congo, desejam regressar ao país, muitos congoleses entram em angola, ilegalmenteOs conflitos na República Democrática do Congo (RDC)obrigam milhares de pessoas a deslocarem-se quer dentro dopaís, quer para os países vizinhos. Outro factor directamente relacionado é a imigração ilegal. Dezenas de cidadãos congoleses atravessam a fronteira angolana, todos os dias,clandestinamente, avança a agência angonotícias. Entram no país pela região fronteiriça de Cabinda. O objectivo é deslocarem-se para outras localidades angolanas ou mesmo para outros continentes.
Eu entrei na fronteira do Yema, não tenho documentos, mas paguei para entrar, afirma um congolês. Procuram através da migração aquilo que não conseguem no seu país: melhores condições de vida, estabilidade financeira. Tudo por um futuro melhor. Dirigentes políticos, líderes religiosos, e até os próprios cidadãos estão preocupados com esta nova e acelerada vaga de imigração. O período coincide com uma operação de recenseamento de refugiados angolanos, efectuada no Baixo-Congo. O governo angolano pretende identificar e receber compatriotas, que fugiram para o país vizinho durante a guerra.