Tem início neste sábado, 22 de agosto, o mês mais sagrado do Islão, o do Ramadão. Muçulmanos fazem período de jejum e reflexão
Tem início neste sábado, 22 de agosto, o mês mais sagrado do Islão, o do Ramadão. Muçulmanos fazem período de jejum e reflexãoO objectivo do jejum é adquirir piedade e tranquilidade, explica o imã da Mesquita de Lisboa. Durante o mês do Ramadão, os fiéis devem abster-se de beber, comer, fumar ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol.
O Ramadão é assinalado todos os anos, no nono mês do calendário islâmico, um calendário lunar, onde os meses têm 29 ou 30 dias. É um mês sagrado porque foi neste mês que o profeta Maomé recebeu o início da revelação do alcorão, esclareceu o sheik David Munir.
O jejum é obrigatório para todos os adultos, com excepção dos idosos, mulheres grávidas, doentes e viajantes. O dia-a-dia de um muçulmano é normal, adiantou. É um período de tempo em que os muçulmanos não só valorizam o que têm mas sentimos um pouco na pele o que os outros não têm, a partir da caridade e do próprio jejum, referiu o imã. O jejum do Ramadão termina com a aid el-Fitr ou festa da ruptura.
Segundo dados do Vaticano sobre as várias religiões divulgados em 2008, existem no mundo 1,32 mil milhões de muçulmanos. Em Portugal serão cerca de 45 000. Os primeiros muçulmanos que chegaram a Portugal vieram de Moçambique. Depois vieram os muçulmanos da Guiné-Bissau, a que se juntaram mais recentemente os oriundos do Magrebe, Senegal, Paquistão, mas também da Índia.
a grande maioria são sunitas e cerca de 8 mil são ismaelitas. a comunidade islâmica de Lisboa, reconhecida em 1968, concentra as maiores comunidades, em Odivelas e Laranjeiro. Há ainda importantes comunidades no Porto, Coimbra e algarve.