Somente votaram entre 40 a 50 por cento da população. as eleições decorreram com menos violência do que se previa. Candidatos acreditam que não haverá segunda volta
Somente votaram entre 40 a 50 por cento da população. as eleições decorreram com menos violência do que se previa. Candidatos acreditam que não haverá segunda voltaO governo afegão e a Organização do Tratado do atlântico Norte (NaTO) estão satisfeitos com odecorrer das eleições. Sucederam commenos violência do que se receava, perante as ameaças do movimento extremista, Talibã. a taxa de abstenção foi elevada, em relação ao último escrutínio, que levou 70 por cento da população a votar. a taxa de participação para as eleições de ontem, a 20 de agosto 2009, situa-se entre os 40 a 50 por cento, indicou a porta-voz da comissão eleitoral, citado pelo jornal francêsLe Monde. Os habitantes do sul, região dominada pelo grupo armado, foram os que menos votaram.
Os representantes dos principais candidatos, Hamid Karzai, actual presidente, e abdullah abdullah, ex-ministro dos negócios estrangeiros, já proclamam vitória. acreditam não ser necessária uma segunda volta. a comissão não adianta qualquer informação nesse sentido, informando que os resultados oficiais só serão divulgados na próxima semana. a 17 de Setembro serão conhecidos os números definitivos. Hamid Karzai felicitou os afegãos que tiveram a coragem de ir votar, apesar das bombas e outras ameaças dos Talibã. Venho votar, porque não tenho medo. É a melhor resposta que podemos dar às ameaças dos Talibã, afirma um eleitor, segundo a mesma fonte.
as eleições decorreram de forma mais pacífica do que era esperado. 95,5 por cento das mesas de voto mantiveram-se abertas. ao longo do dia, ocorreram 135 ataques, em todo o país. Morreram 26 pessoas, entre os quais civis, polícias e soldados. Bombas, carros armadilhados, ataques a esquadras foram as armas utilizadas pelo movimento extremista que pretendia destabilizar as eleições.