Em Julho, a temperatura dos oceanos atingiu 17 graus Célsius. é um novo máximo em 129 anos, batendo o anterior recorde, que datava de 1998
Em Julho, a temperatura dos oceanos atingiu 17 graus Célsius. é um novo máximo em 129 anos, batendo o anterior recorde, que datava de 1998Os números são do Centro Nacional de Dados do Clima, a agência governamental norteamericana que regista aqueles valores desde 1880. Os meteorologistas consideram que a subida resulta de uma combinação do fenómeno El Nino com um agravamento do aquecimento global, segundo divulgação da agência Lusa.
O aumento da temperatura da água dos oceanos pode agravar o degelo das calotas polares e tornar mais fortes os furacões. Muitos deles formam-se no Golfo do México com o auxílio da água quente, onde a temperatura do mar ronda os 24,4 graus Celsius. No Hemisfério Norte, a maioria da água tem vindo a apresentar-se consideravelmente mais quente do que o normal. No Mediterrâneo, regista-se um aumento da temperatura de 0,8 graus Celsius.
as temperaturas têm vindo a elevar-se nos Oceanos Pacífico e Índico, mas a subida mais evidente é no Árctico, onde se registaram mais 2,7 graus Celsius do que a média. Para o estudioso do clima, andrew Weaver, da Universidade de Victoria, no Canadá, o aumento da temperatura da água do mar é mais preocupante do que o aumento que se verifica no solo. a água leva mais tempo a aquecer.