Permanecem as condições que levaram ao pior surto de cólera da história do país no ano passado, incluindo as más infra-estruturas de água e saneamento
Permanecem as condições que levaram ao pior surto de cólera da história do país no ano passado, incluindo as más infra-estruturas de água e saneamentoas condições que levaram ao pior surto de cólera da história do Zimbabué em 2008, incluindo as más infra-estruturas de água e saneamento, permanecem e podem permitir o regresso da epidemia ainda este ano.
Infelizmente, as condições que produziram a epidemia no ano passado e os focos de epidemia nos cinco ou seis anos anteriores, em cada época das chuvas, continuam largamente presentes, afirmou o representante da UNICEF, Peter Salamah, numa entrevista à Rádio ONU. Estamos realmente a duplicar os nossos esforços neste momento para nos prepararmos para essa eventualidade.
Este país da África austral registou cerca de 100 mil casos de cólera e mais de quatro mil mortos entre agosto de 2008 e Julho de 2009. Mais de 90 por cento dos 62 distritos do Zimbabué foram afectados pela doença que teve origem na água e mais de 60 por cento das mortes ocorreram em áreas rurais onde pouco ou nenhum tratamento chegou à população local.