O atentado sobre um Boeing 747 matou 259 pessoas, na maioria americanos. a decisão do ministro da justiça escocês não foi bem recebida pelo governo norte-americano
O atentado sobre um Boeing 747 matou 259 pessoas, na maioria americanos. a decisão do ministro da justiça escocês não foi bem recebida pelo governo norte-americanoabdelbaset ali al-Megrahi, responsável por um atentado na Escócia, em 1988, foi libertado, hoje, 20 de agosto. O homem, detido em 1991 na Líbia, para onde regressou hoje, foi condenado a 27 anos de cadeia, em 2001. Foi acusado da morte de 259 pessoas que se encontravam num avião da companhia aérea Pan am que explodiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie. a libertação deve-se a um cancro na próstata em fase terminal.
O nosso entendimento é que a justiça deve ser feita, mas que a clemência deve existir, declarou Kenny Macaskill, ministro da justiça escocês, citado pela Rádio e Televisão Portuguesa. a decisão não foi bem aceite na Escócia e recebeu fortes críticas dos Estados Unidos. além dos apelos em contrário de Hillary Clinton, secretária de estado norte-americana, sete senadores já se tinham manifestado contra a libertação do prisioneiro. Kenny Macaskill diz não esquecer a mágoa de quem sofreu com o atentado. Justifica o acto: al-Megrahi tem agora pela frente uma sentença que lhe é imposta e de um poder muito superior.
a Casa Branca mostrou hoje o seu desagrado. Neste dia, a nossa mais profunda simpatia vai por inteiro para as famílias que diariamente vivem com a morte dos seus familiares, declarou Robert Gibbs, secretário de imprensa, segundo a RTP. O responsável transmitiu ainda o parecer de Hillary Clinton que está profundamente desapontada. al-Megrahi deveria cumprir a pena na Escócia, na sua totalidade – defende a secretária de estado.