Bento XVI nomeou esta quinta-feira, 20 de agosto, o substituto, no cargo, do diplomata português Manuel Monteiro de Castro
Bento XVI nomeou esta quinta-feira, 20 de agosto, o substituto, no cargo, do diplomata português Manuel Monteiro de CastroO arcebispo foi nomeado núncio apostólico em Espanha e andorra, substituindo no cargo o núncio português, nomeado recentemente secretário da Congregação dos bispos.
Nascido em 25 de abril de 1944, em Urbisaglia, Itália, Renzo Fratini foi ordenado sacerdote em 1969. Em 1993, foi nomeado pró-núncio apostólico para o Paquistão.
O arcebispo está no serviço diplomático do Vaticano desde 1974. Exerceu funções em vários países, incluindo Japão, Nigéria, Grécia, Equador, Palestina e França. Em 1998 foi nomeado núncio à Indonésia e, em 2003, após a independência do país, núncio para Timor Leste, cargo que desempenhou até 2004.
antes da tomada de posse do novo cargo em Roma, Manuel Monteiro de Castro despede-se, oficialmente, com a celebração de uma missa solene, a 30 de agosto, em Madrid. Recentemente, o arcebispo foi homenageado na sua terra natal.